quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO Nº31 – CHUÍ COMANDA O TRÁFEGO (Nível Fundamental)
CHUÍ COMANDA O TRÁFEGO
Aníbal Machado
1.          Num domingo, à hora cinzenta em que terminam as festas e todos voltam meio decepcionados para casa, rugiam de impaciência os automóveis ante o sinal vermelho. Alguns farolavam  de longe, pedindo passagem. Mas o vermelho não cedia ao verde. E, com a força de seu símbolo, paralisava o tráfego.
2.          Os terríveis moleques da Praça perceberam a confusão. Chuí, o principal deles, resolve intervir. Vai para o meio do asfalto, começa a acenar aos motoristas.
3.          Que passassem! Livre estava o trânsito para a direita.
4.           – Podem vir! Não estou brincando! É verdade…
5.          Hesitaram alguns a princípio. Depois romperam. Outros os seguiram.
6.          Chuí, imponente, estende os braços para a rua principal. Os motoristas enfim acreditam nele. E a imensa massa de veículos – cadilaques, oldsmobiles, buíques, fordes e chevrolés – desfilam ao comando único do pequeno maltrapilho.
7.          Em enérgico movimento, Chuí ordena aos carros que parem. Gira o corpo, estica o braço, e manda que sigam pela esquerda os da rua principal. No que é obedecido.
8.          Passageiros e motoritas atiram moedas. Mas o improvisado inspetor, cônscio de suas responsabilidades, sabe que não pode abaixar-se para apanhá-las sem risco para o trânsito.
9.          A noite descera depressa e os combustores não se acendiam.
10.          Mais rubro na escuridão, o sinal vermelho tendo perdido a função de proibir, só confiavam os motorisrtas no braço infalível de Chuí.
11.          Quando, gritando de longe, a mãe do garoto o ameaçava com uma coça, aparece, uniformizado, um inspetor de verdade. Prende Chuí e o leva chorando para o Distrito.
12.          – Nós apanhamos as moedas para você, gritam-lhe os companheiros.
13.          Não eram as moedas que ele queria, oh! não era isso! O que Chuí queria era voltar ao tráfego, continuar submetendo aqueles carros enormes, poderosos, ao seu comando único, ao aceno do seu bracinho…

Vocabulário:
Farolavam – piscavam os faróis
Cônscio – consciente
Combustores – postes para iluminaçnao pública
Coça – surra
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Marque com um x o sinônimo das palavras ou expressões grifadas:
1. Em: “Um domingo à hora cinzenta em que terminam as festas…” (par. 1) a expressão grifada significa:
a. (   ) pela madrugada               b. (   ) ao amanhecer
c. (   ) ao anoitecer                     d. (   ) durante a tarde
2. Em: “Mas o vermelho não cedia ao verde.”(par. 1) a palavra grifada significa:
a. (   ) respondia                    b. (   ) dava vez
c. (   ) prestava atenção       d. (   ) fazia sinal
3. Em: “Mas o improvisado inspetor…” (par. 8), a palavra grifada significa:
a. (   ) preparado com antecedência          b. (   ) marcado de repente
c. (   ) planejado com atenção                    d. (   ) arranjado às pressas
4. Em: “… para apanhá-las sem risco para o trânsito…” (par. 8), a expressão grifada pode ser substituída por:
a. (   ) sem medo                   b. (   ) sem perigo
c. (   ) sem importância      d. (   ) sem responsabilidade
Assinale a alternativa de acordo com o texto.
5. Do trecho: “… o vermelho não cedia. E, com a força do seu símbolo, paralisava o tráfego. “, podemos entender que:
a. (   ) os carros estavam parados diante do sinal luminoso porque a luz vermelha era intensa e atrapalhava a visão dos motoristas
b. (   ) o sinal luminoso havia enguiçado, indicando somente o vermelho, e por isso, os carros não podiam andar
c. (   ) os motoristas não entendiam o significado da luz vermelha e, por isso, permaneciam no mesmo lugar
d. (   ) os motoristas estavam cansados e, por isso, pararam diante do sinal luminoso, esperando a luz verde.
6. O fato de Chuí ter assumido o comando do tráfego indica que ele estava querendo:
a. (   ) chamar a atenção dos motoristas
b. (   ) ajudar os motoristas
c. (   ) divertir os passageiros dos carros
d. (   ) preocupar os motoristas
7. Em relação à atitude de Chuí, os motoristas demonstram dois comportamentos diferentes no que se refere ao início e ao decorrer da história. Esses comportamentos são, respectivamente:
a. (   ) confiança e tranquilidade            b. (   ) indecisão e indiferença
c. (   ) indecisão e confiança                   d. (   ) impaciência e aborrecimento
8. O trecho que mostra a seriedade com que Chuí executou o papel de guarda de trânsito é:
a. (   ) “Chuí, o principal deles, resolve intervir. Vai para o meio do asfalto, começa a acenar para os motoristas.”
b. (   ) “Mas o improvisado inspetor, cônscio de suas responsabilidades, sabe que não pode abaixar-se para apanhá-las sem risco para o trânsito.”
c. (   ) “… só confiavam os motoristas no braço infalível de Chuí.”
d. (   ) “… a imensa massa de veículo desfila ao comando único do pequeno maltrapilho.”
9. Chuí vai chorando para o Distrito porque:
a. (   ) não poderia continuar comandando o trânsito
b. (   ) não poderia apanhar as moedas
c. (   ) temia ser castigado pela mãe
d. (   ) sentia medo do inspetor
10. Ao final do incidente, Chuí demonstra ter ficado:
a. (   ) realizado              b. (   ) nervoso
c. (   ) frustrado               d. (   ) agradecido
11. Numere as frases segundo a ordem dos fatos no texto:
a. (   ) Chuí resolve intervir.
b. (   ) Os motoristas, agradecidos, atiram moedas.
c. (   ) O sinal luminoso está com defeito, os motoristas impacientam-se.
d. (   ) Os meninos percebem a confusão.
e. (   ) Os motoristas ficam indecisos em obedecer a Chuí.
f. (   ) Chuí comanda o tráfego com precisão.
g. (   ) A mãe, preocupada, ameaça castigá-lo.
h. (   ) Chuí chora de frustração.
i. (   ) Aparece um inspetor de verdade e leva Chuí para o Distrito.
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GABARITO
1. c   2. B     3. D      4. B       5. B      6. B       7. C       8. B        9. A       10. C     
11.  A ordem é esta:  a. (3)    b. (6)     c. (1)    d. (2)    e. (4)     f. (5)     g. (7)     h. (9)     i. (8)

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